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7 Dicas Para Evitar Doenças Ocupacionais

Muita exposição aos riscos de trabalhos podem afetar gravemente a sua empresa.

Eles são um bom exemplo de serem responsáveis, por exemplo, das causas de licenças temporárias ou permanentes por invalidez, aumento das taxas de rotatividade e criação de um ambiente de trabalho nocivo.

Por isso, é fundamental descobrir estratégias para contornar e evitar esse problema, garantindo que sua equipe esteja devidamente protegida e possa desempenhar suas funções com eficácia.

Enquanto você também protege um dos ativos mais importantes da empresa: seu capital humano.

Então, quer saber algumas dicas para evitar doenças ocupacionais?

Neste artigo, vamos dar 7 dicas.

Boa leitura!

Em primeiro lugar, o que são exatamente as doenças ocupacionais?

São muitas as doenças ocupacionais, aquelas associadas à ocupação do trabalhador e às condições em que ele está inserido.

Este termo também é usado genericamente para designar doenças profissionais (doenças causadas pela profissão) e doenças relacionadas ao trabalho (aquelas que não são doenças, mas que decorrem do trabalho).

Embora possam parecer termos sinônimos, de acordo com a Lei 8.213/91, eles diferem porque cada uma delas tem causas diferentes.[1] 


Veja agora 7 dicas para evitar doenças ocupacionais

1.Enfatize a necessidade de equipamentos de proteção individual (EPI)

Quando você trabalha com materiais perigosos, a última coisa que qualquer chefe deseja é que os funcionários se machuquem.

Uma maneira de ajudar a garantir que isso não aconteça é garantindo que todos os funcionários tenham acesso a equipamentos de proteção individual (EPI).

Isso inclui coisas como capacetes, óculos e luvas, mas também precisa incluir outros itens, como roupas que protegem contra radiação ou queimaduras de ácido.[1] 

2.Torne os perigos conhecidos

Os perigos ambientais no local de trabalho são um dos temas mais debatidos no campo da segurança e saúde ocupacional.

Os perigos ambientais são classificados da seguinte forma:

  • Físicos: vibrações, temperatura, pressões e radiações são energias às quais os funcionários de uma empresa estão expostos.
  • Produtos químicos: produtos e substâncias que são capazes de afetar a saúde quando entram em contato com as pessoas;
  • Biológicos: provocado por bactérias e outros patógenos que podem infectar o quadro de funcionários de uma corporação;
  • Acidentes: episódios no ambiente de trabalho que colocam em risco a saúde dos colaboradores;
  • Ergonômicos: danos causados ​​por esforços físicos prolongados e intensos.

Seus funcionários devem estar cientes de todos os riscos que estão expostos antes de prevenirem um acidente ou doença ocupacional.

Quando isso acontece, as pessoas percebem a necessidade de prevenir acidentes e infecções no local de trabalho, porque percebem o quão perigosos esses danos podem ser.

Por isso, promova palestras para contar a seus colegas sobre isso e certifique-se de especificar o tipo de cenário a que todos estão expostos em seu local de trabalho.

3.Planeje para prevenir qualquer possível acidente de qualquer tipo

A empresa preocupada com seus funcionários, estará preocupada também com os eventuais riscos e consequentes perdas a que estão sujeitos através do dia a dia no trabalho.

Por isso buscar um mapeamento de todos os possíveis tipos de acidentes de risco, assegurará condições adequadas para o exercício dos diversos processos produtivos, prevendo todos os possíveis riscos às atividades no trabalho;

Vale destacar que não existem acidentes premeditados nem previsíveis: cada um é uma surpresa que se apresenta sob essa fisionomia de infortúnio às vezes tardiamente, quando muitas vezes era necessário estar preparado para prever qualquer possível tipo de “acidente” no trabalho.[2] 

4.Ginástica laboral

A ginástica laboral é um programa de exercícios voltado para pessoas que trabalham em ambientes de escritório.

E, inicialmente se tornou popular entre os empregados como auxiliares administrativos a partir da década do ano de 1990.

Esse tipo de atividade física ajuda a fortalecer os músculos não normalmente usados em um trabalho de mesa (como as costas), ao mesmo tempo que melhora a postura por meio de muitos alongamentos diferentes ao longo de cada sessão.

De modo geral, a ginástica laboral o ajudará a manter uma saúde melhor tanto física quanto mental durante longas horas passadas sentado atrás do computador o dia todo!

Aliás, não há necessidade de encontrar uma área vazia no chão ou ir para casa para almoçar, os exercícios são rápidos e duram entre 10 e 15 minutos, mas há necessidade de supervisão de um especialista como um fisioterapeuta ou profissional da educação física.[3] 

5.Capacite regularmente seus funcionários

É fundamental que você mantenha sua equipe informada, não apenas sobre a lei, mas também sobre o ambiente de trabalho que você oferece.

As ideias desaparecem com o passar do tempo, logo, é essencial realizar esses treinamentos regularmente. A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), por exemplo, é fantástica na prevenção de acidentes, mas só acontece uma vez por ano.

Quem sabe como fazer um treinamento no estilo SIPAT com mais frequência?

Aliás, estamos confiantes de que o resultado desta prática simples será benéfico para a prevenção de acidentes.

6.Mantenha suas equipes na mesma sincronia

Todos têm um papel a cumprir na prevenção de acidentes. Os trabalhadores que cuidam uns dos outros formam uma equipe que colabora ainda mais para reduzir os acidentes de trabalho.

É fundamental que todos compartilhem informações, assistência e direcionamento e, para que isso aconteça, a equipe deve estar alinhada, unida e em harmonia para a segurança do trabalho.

Sendo assim, a prevenção de acidentes deve estar enraizada na cultura da sua empresa.

7.Os exames devem ser feitos regularmente

As doenças ocupacionais são fenômenos que, na boa parte das vezes, não atingem os funcionários do nada. Eles podem se desenvolver como resultado de eventos recorrentes que, infelizmente, ocorrem regularmente no local de trabalho.

Para descobri-los, o RH e / ou SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) deve garantir que seu pessoal passe por exames médicos regulares para manter seu prontuário em dia.

Isso permite a prevenção ou detecção de distúrbios ocupacionais em sua origem, permitindo o tratamento consideravelmente mais rápido e praticável.

Outra coisa, é possível diagnosticar e rastrear o quão perigoso é seu ambiente de trabalho para seus funcionários.

Sendo assim, se um grande número de pessoas tiver problemas ou doenças ocupacionais, ou se tem alguma coisa errada e que precisa ser revista.

Leia também: Entenda como funciona a regulamentação da saúde e segurança do trabalho[4] 


Veja agora os 3 benefícios da prevenção de doenças ocupacionais

A saúde ocupacional é uma preocupação crítica no local de trabalho. É uma “subdisciplina” da medicina que trata da saúde do trabalhador.

As organizações estão cada vez mais cientes do valor de seus funcionários. Afinal, eles são a base da empresa.

Dito isso, veja estes três motivos pelos quais a gestão da segurança e saúde no local de trabalho está se tornando mais importante na estratégia e nas prioridades da empresa.

1.Melhora os resultados da empresa

Lidar com a saúde dos funcionários é uma tarefa importante que tem um impacto direto na produtividade e nos lucros das organizações, além disso reduz custos sociais relacionado às baixas qualidades de vida associadas as condições precárias de trabalho.

Além disso, investir em prevenção de doenças ocupacionais é uma forma inteligente para manter os funcionários felizes e produtivos no ambiente corporativo.[1] 

2.Redução de custos dentro da empresa

Investir no futuro de seus funcionários é um investimento para você e para eles.

O cuidado preventivo pode reduzir as perdas de curto prazo por doença do funcionário.

Além disso, os funcionários trabalham melhor quando não estão doentes.

Bem como as consequências de longo prazo, como absenteísmo (padrão habitual de ausências no processo de trabalho,) ou diminuição da produtividade. Invista agora para ajudar a manter todos saudáveis![2] 

3.Reduz a possibilidade de multas e litígios trabalhistas

Apesar de este benefício estar intimamente relacionado ao anterior, ele merece sua própria discussão.

A segurança do trabalho é uma exigência legal, e as empresas devem contar com fiscalizações do Ministério do Trabalho, bem como visitas de órgãos municipais ou estaduais competentes.

O investimento apropriado neste setor garante que os riscos de fiscalização do trabalho, multas e litígios sejam reduzidos ou mesmo eliminados. Afinal, não há necessidade de a empresa ser penalizada se todas as suas operações estiverem funcionando bem.

Com menos problemas de fiscalização, a empresa economiza com multas e tem melhor reputação, além de estar menos envolvida em inúmeras controvérsias, o que melhora o desempenho dos negócios.

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